“Dancing Queen”, uma análise sobre a SNSD HyoYeon!

Seguindo com a série de análises sobre as integrantes do SNSD, todas feitas pela Auratus do fórum da Soshified, chegou a hora da Dancing Queen do SNSD, a HyoYeon! Confira a análise a seguir:

O que se segue é algo em que eu estive pensando por um tempo, o que a HyoYeon é para o Soshi e o que o Soshi é para ela.

Ela é uma figura polarizada na arena dos girl groups, mesmo entre os SONE’s, alguns a ignoram, alguns nem a levam em consideração mesmo ela sendo considerada a “dancing queen”, enquanto seus fãs são apaixonadamente protetores. Eles querem vê-la obter o que lhe é devido, pois pensam que ela é menos utilizada e menos apreciada. E eu posso concordar com isso.

Sim, ela pode dançar. Acho que parte da diferença, parte do problema se você quiser pensar dessa maneira, é que ela é uma dançarina excepcional, em um nível acima do que é preciso para ser bem sucedido na corrida dos girl groups. É claro que isso gera alguma frustração profissional para ela. A não ser que seja uma apresentação especial, 95% das suas danças são de acordo com o que as outras garotas estão fazendo, especialmente porque as coreografias do Soshi valorizam a uniformidade. E realmente, o estilo de dança do Soshi fica muito longe de onde residem suas paixões, nas disciplinas tecnicamente mais desafiadoras do popping and locking.

HyoYeon é mais apreciada quando está em movimento. Ela é mais expressiva quando tem permissão para sair dos limites do grupo. Na física quântica existe uma coisa chamada Princípio da Incerteza de Heisenberg. Para simplificar, você poderia dizer que, quanto mais certeza você tem sobre a posição de um objeto, menos certeza você tem sobre seu movimento. Tire uma foto perfeitamente parada de uma bola em movimento. Você não pode dizer para que direção ela esteja indo. Mas se você tiver um vídeo embaçado e em baixa definição dessa bola, você pode não saber exatamente onde ela estava, mas você tem uma ideia de como ela se movia. Okay, então aonde eu quero chegar?

HyoYeon é aquela bola. Ela pode se comunicar melhor com movimento, ritmos e trocas de posições. Você não pode restringi-la e esperar ver a verdadeira HyoYeon. Isso é o que significa ser uma dançarina. Não uma pessoa do tipo ídolo multi-talentoso que pode cantar muito, dançar muito e fazer ensaios fotográficos. Sim, ela faz essas coisas para o Soshi, sim, ela é realmente bonita, mas você precisa saber que ficar parada e olhar para uma câmera são coisas que a reprimem.

Isso é um sacrifício para ela. Ela quer se expressar na sua linguagem escolhida, onde ela é expressiva e fluente, mas ela não pode.

Em uma aparição no programa Strong Heart, ela disse que depois de seu debut, ela pensou seriamente em deixar o Soshi. Ali estava ela, uma dançarina, apenas balançando um pirulito. Sem dúvida alguma, ela estava sufocada. Se você pensa que ocasionais solos de dança são suficientes para ela, você deveria pensar de novo. Esses são feitos para mostrar a profundidade do Soshi. “Olhem, nós temos três ou quatro membros que podem dançar algo diferente de Gee”. E elas podem.  Mas isso não chega a ser desafiador, nem a mostrar o real talento delas.

Então sim, profissionalmente e pessoalmente sua voz mais forte é mantida como um sussurro. Mas eu penso que suas expressões aparecem de outras maneiras. Ela é uma pessoa incrivelmente ativa. Se você fosse uma pessoa realmente falante, mas trabalhasse em uma biblioteca, você ficaria agitado. Essa energia tem que sair para algum lugar. Eu penso que ela pega essa criatividade, essa energia e aplica em alguns sentidos inesperados.  A maioria das garotas do Soshi tem um papel consistente no grupo. Uma zona de conforto, com um limitado alcance de comportamento e respostas já esperadas. Eu penso que a HyoYeon aproveita a oportunidade e se torna sete ou oito pessoas diferentes, dependendo de quem ela está agitando, abraçando, consolando, cutucando, ou simplesmente passando o tempo. Ela assume o papel que outra pessoa precise naquele momento.

O que isso fornece ao grupo é uma rede de segurança. Considere que estar no Soshi seja bem estressante. Toneladas de pressão para se apresentar constantemente em um nível elevado. As pessoas não são consistentes por natureza. Elas tem altos e baixos, dias bons e ruins. Pense nisso. Nenhum grupo é mais profissional do que nossas garotas. E não importa o que elas estão fazendo, elas sempre fazem o melhor trabalho que podem, todos os dias. Isso só pode acontecer se houver uma grande quantidade de “dar e receber” dentro do grupo. A palavra que estou procurando é resiliência*. Eu acho que a HyoYeon é um grande fator de resiliência porque ela pode identificar uma necessidade e se ajustar a ela.

É isso que ela traz ao Soshi. É por isso que todos nós deveríamos amá-la. E eu tenho certeza de que é por isso que as garotas a amam.

*Resiliência: capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

Tradução e adaptação: Victor
Fonte: Auratus@Soshified

This entry was posted in Análises, Especial and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared.

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Parceiros

  • Chat

  • Facebook